Vasculite Cutânea como complicação após aplicação de Hidroxiapatita de Cálcio, Ácido Hialurônico e Ultrassom Microfocado - Relato de Caso
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processo de envelhecimento da pele envolve os efeitos dinâmicos e cumulativos do tempo na pele, tecidos moles e componentes estruturais, incluindo ossos, músculos, tecido adiposo e ligamentos. O processo intrínseco de envelhecimento é uma condição fisiológica inevitável, cronológica e geneticamente determinada. Assim, como manifestação e consequência do envelhecimento na pele surgem ressecamento, rugas e sulcos, flacidez, alterações pigmentares cutâneas, telangiectasias, alterações no contorno e proporções das estruturas faciais. Atualmente existem diversas opções terapêuticas disponíveis contra o envelhecimento cutâneo, como o uso de biomateriais e diversas tecnologias. É importante levar em consideração que não existe a melhor técnica ou a mais indicada para determinado grau de envelhecimento, mas sim, aquela que melhor se enquadra às necessidades do paciente. A maior parte dos pacientes apresentam várias características do envelhecimento que precisam ser tratadas, como melhora da qualidade da pele, flacidez, preenchimento de rugas e sulcos, sendo muitas vezes necessário a associação de várias técnicas disponíveis, para alcançar melhores resultados e atender às expectativas do paciente. Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico de uma paciente de 39 anos, que apresentou um episódio de vasculite de pequenos vasos em membros inferiores, após a realização, de forma simultânea, de ultrassom microfocado para emagrecimento facial em terço inferior da face e aplicação de hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico em região cervical. E tem por finalidade, alertar quanto aos possíveis riscos de eventos adversos raros, relacionados a tratamentos estéticos combinados simultâneos.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista Científica de Estética & Cosmetologia concordam com os seguintes termos: 1 - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC- BY
Referências
Kede, M. P. V.; Savatovich, O. - Dermatologia Estética, 4ª edição, Rio de Janeiro, Atheneu, 2021
Anais Brasileiros de Dermatologia 2025;100(1):87---103
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. [Internet] [cited 2023 Nov 28]. Available from: https://consultas.anvisa.gov.br/#/saude/q/?nomeTecnico=Solucao%20para%20Preenchimento%20Intradermico.
https://www.4bio.com.br/wp-content/uploads/2024/08/RADIESSE-Duo-3.0cc-e-1.5cc-IFU.pdf
https://media.allergan.com/actavis/actavis/media/general/73402ED13_Volite%20_DFU_ANZ_approved.pdf
http://www.jvb.periodikos.com.br/article/5df133320e88253f7db5f734/pdf/jvb-3-4-392.pdf
Hunder GG, Arend DA, Bloch DA, et al. The American College of Rheumatology 1990 criteria for the classification of vasculitis. Arth Rheum 1990;33:1065-136.